Entenda toda a saga da corrida do Deputado Federal Elmar Nascimento pela presidência da Câmara

“Poder pelo poder”

Atualmente Deputado Federal, o parlamentar baiano Elmar Nascimento é um dos nomes mais polemicos nessa corrida presidencial da câmara dos Deputados Federais. Marcada para fevereiro de 2025, a corrida ao pleito vem seguida de bastantes reviravoltas dignas de novela mexicana. Não é a primeira vez na história que o parlamentar pleteia o posto ao cargo de presidente da “casa baixa” do congresso nacional, no ano de 2020, eleição entregue por unanimidade ao atual presidente da Câmara dos Deputados Federais, Arthur Lira, o parlamentar Elmar Nascimento cotou concorrer ao cargo, porém esperou o fiel apoio do até então na época presidente da casa, Rodrigo Maia, a qual segundo Elmar Nascimento, era seu amigo legítimo e fiel até para “dividir quarto” se necessário fosse, porém, a fidelidade não foi o suficiente, Rodrigo Maia declarou apoio ao Deputado Federal que hoje é o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. Elmar Nacimento não conseguiu digerir essa decisão e declarou apoio ao progressista Arthur Lira, rompendo assim sua intima relação com Rodrigo Maia. Após dois mandatos consecutivos Lira não poderá mais ser presidente da casa, devendo passar o bastão do posto a um sucessor no ano de 2025.

Campanha!

“Quem exercita o poder é constragido a se valer de meios própios do mal. Não é o poder dos malvados, mas a maldição do poder, um mal que independe do indivíduo”. Elmar Nascimento para angariar votos e conseguir força para sua campanha tomou todas as medias possíveis, articulando a todo custo em busca pelo sucesso, negociando “poder pelo poder”. Quando seu colega de partido Chico Brazão até então filiado ao União Brasil, teve sua prisão preventiva decretada, acusado de ser coautor do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro-RJ, Marielle Franco. Para que a prisão preventiva fosse mantida, seria necessário votação na câmara dos deputados por maioria da casa, o parlamentar a todo custo tentou conseguir que seu colega fosse solto, para demonstrar que caso seja presidente todos estarão protegidos em baixo do seus braços, Elmar não conseguiu seu plano de soltar seu colega, mas obteve muitos votos do PL e assim, obteve sucesso em conseguir dialogar com a ala da direita da casa.

PL 1904/2024 (PL do estupro)

Muitos dizem nos bastidores que a aprovação do PL 1904 para estado de urgência, foi uma jogada do presidente da casa Arthur Lira , para emparedar o governo federal em declarar apoio ao que até então seria considerado o favorito de Arthur Lira, Elmar Nascimento, ou ao menos que não fosse feita campanha anti Elmar, uma vez que o parlamentar baiano sofre forte rejeição pelo PT-BA, por ser um forte ativista que por todo os seus mandatos foi oposição ao PT.

Almoço com Marcos Pereira

Os até então, parlamentares candidatos a presidência da câmara de deputados federais, Elmar Nascimento (união) e Marcos Pereira (republicanos) firmaram acordo para apaziguar e “destravar” a disputa pelo comando da casa legislativa. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do O GLOBO, os parlamentares trataram do assunto em um almoço, na quinta-feira, 01 de agosto de 2024. O colunista aponta que o acordo feito pelos deputados é que o preterido pelo atual presidente Arthur Lira (PP) a sucedê-lo não continuará a “competição” pelo cargo. Em acrescento ao acordo, foi definido que o candidato rejeitado por Lira irá apoiar o favorito do progressista.

Ironia do destino (  Elmar Nascimento (UNIÃO) destinou elogios ao seu adversário principal no pleito, Antônio Brito (PSD) e deixou em aberto a possibilidade de apoiá-lo ao cargo)

“É bom para a Bahia e para o baiano. Se eu estiver numa situação inversa o apoiarei com toda tranquilidade. É um grande quadro da Câmara dos deputados e tenho um grande apreço por ele. Não tem problema nenhum em apoiá-lo”

Hugo Motta, a cortina de fumaça

O acordo entre Elmar Nascimento e Marcos Pereira mencionado acima não durou muito tempo, mas antes de mencionar o motivo, antes de Marcos Pereira desistir da sua possível candidatura, Hugo Motta aparece nos jornais cotado como possível candidato pelo REPUBLICANOS, porém Hugo Mota negou tal possibilidade. “Motta participou de uma reunião na quarta-feira (21) com o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP). Durante o encontro, o parlamentar paraibano reafirmou seu apoio à candidatura de Marcos Pereira para o cargo, descartando qualquer possibilidade de disputar a presidência neste momento.”Isso já era sábido, mas reafirmamos ontem na conversa”, afirmou o líder da bancada do Republicanos na Câmara ao Valor Econômico. “

Presidente Lula se reúne com lideres de bancadas.

“Nesse encontro com líderes da Câmara o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou “que não se meterá na escolha do sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara”, segundo afirmaram parlamentares ao fim do encontro. A interlocutores, Lira afirmou a intenção de anunciar o nome escolhido para ser o seu representante na corrida pela sucessão da Câmara até o fim deste mês. O apoio do atual presidente da Câmara é considerado decisivo na disputa.

Reviravolta!

Não demorou muito tempo para que Marcos Pereira desistisse de sua candidatura, desse modo, não estaria descumprindo seu acordo com Elmar Nascimento, uma vez que não existiu a possibilidade de ser preterido por Arthur Lira, ao invés disso, Marcos Pereira lança Hugo Motta, que em um tempo não tão distante tinha descartado a possibilidade de ser candidato. Hugo Motta não sofre rejeições expressivamente pesadas como Elmar Nascimento, muito pelo contrario, o que se comenta nos bastidores é que Hugo Motta tem o apoio tanto da ala da direita da casa quanto da esquerda. Com esse emparedamento, e com clima totalmente hostil, o nome de Elmar regressa para o marco de rejeição.

poder pelo poder?

Elmar foi nomeado líder de um dos maiores “blocão” da casa, tendo 161 deputados federais representados pelo mesmo, em contrapartida, Antônio Brito, candidato de oposição, também é líder de um dos maiores “blocão” da casa. Elmar, recentemente em suas redes sociais, após a indicação de Hugo Motta, posta em suas redes sociais fotos com Antônio Brito, e a legenda de sua publicação faz menção ao que por ironia do destino o mesmo disse, como foi mencionado acima: “É bom para a Bahia e para o baiano. Se eu estiver numa situação inversa o apoiarei com toda tranquilidade. É um grande quadro da Câmara dos deputados e tenho um grande apreço por ele. Não tem problema nenhum em apoiá-lo”. Essa junção entre os dois, pode deixar incerto o nome de quem será o próximo presidente da casa.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp

Leia também: