ACORDO APÓS BLOQUEIOS E RESTRIÇÕES
Na noite deste domingo (26), os governos da Colômbia e dos Estados Unidos fecharam um acordo sobre a deportação de imigrantes ilegais.
Enquanto a Colômbia concordou com a “aceitação irrestrita” de imigrantes que entraram ilegalmente nos EUA, o presidente Donald Trump não cobrará uma tarifa de 25% sobre o país “a menos que a Colômbia não honre este acordo”.
Anteriormente, o presidente colombiano chegou a anunciar que passaria a rejeitar voos com deportados até que os Estados Unidos criassem um protocolo para “tratá-los” com dignidade.
Em retaliação, Donald Trump impôs restrições à emissão de vistos para colombianos e uma taxa de 25% sobre todos os produtos importados do país sul-americano.
Com o acordo, a Casa Branca afirmou que as tarifas e sanções financeiras serão pausadas, mas as sanções de visto contra autoridades colombianas e as inspeções alfandegárias mais rigorosas de cidadãos colombianos e navios de carga, ordenadas por Trump no início do domingo, permanecerão em vigor “até que o primeiro avião de seja devolvido com sucesso”.
Fonte: CNN POLÍTICA