O governador Jerônimo Rodrigues, que até a eleição de 2022 atuava em pastas institucionais e nunca havia disputado nenhum cargo político, tem se mostrado um verdadeiro calo no sapato dos carlistas. Jerônimo é educador, ligado aos movimentos sociais e natural da cidade de Aiquara, na região de Jequié. Até 2022, ele nunca havia disputado sequer uma eleição para vereador.
O que mais assusta a todos é que, no começo da eleição de 2022, o grupo de ACM Neto exercia um clima de “já ganhou”, com pesquisas que indicavam Neto com 70% dos votos e Jerônimo Rodrigues com apenas 5%. Na época, a vitória de Neto era considerada certa, a tal ponto que figuras como o vice-governador João Leão e o deputado Marcelo Nilo migraram para a base de ACM Neto.
Contrariando as expectativas de muitos, no entanto, e seguindo uma tendência comum ao PT da Bahia, que sempre saiu atrás nas pesquisas desde a era Wagner, Jerônimo, que começou atrás, viu Neto atingir seu teto eleitoral, mas acabou ganhando a disputa no primeiro turno, confirmando sua vitória no segundo turno.
Atualmente, Jerônimo conta com uma aprovação popular de 61% e uma crescente adesão de políticos adversários ao seu projeto de reeleição em 2026.